Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Congada de Ilhabela - Documentário

Foto: Roberto Munholi

Pércila Márcia, do Instituto Ecocultura, realiza documentário sobre  Congada de Ilhabela.

Vídeo-documentário produzido em São José

A Festa de São Benedito, que acontece nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio, em Ilhabela, é tema de um documentário que está sendo produzido por um grupo de profissionais de São José dos Campos. Com o apoio do Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial, o grupo vem acompanhando a Festa desde 2009. A ideia é produzir uma série de documentários com o objetivo de registrar e apresentar os vários aspectos desta manifestação de religiosidade popular, - No Claro de Maio – A Congada de Ilhabela na Festa de São Benedito, o nome faz referência à época em que a Festa acontecia, na lua cheia do mês de maio, em função dos pescadores estarem em terra por causa da claridade da lua, que atrapalhava a pesca de sardinha.
Em 2010, o projeto foi contemplado pelo Programa de Apoio à Cultura (ProAC 13), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e o grupo recebeu patrocínio para a produção do primeiro vídeo da série, que irá abordar o ritual do Levantamento do Mastro de São Benedito. Com o título Hoje é Nosso Dia! Entre o Céu e a Terra, o Sagrado e o Profano, o curta-metragem terá duração de, aproximadamente, 20 minutos e mostrará o ritual que dá início às festividades em homenagem ao Santo.
Segundo a pesquisadora Pércila Márcia - integrante do Núcleo de Documentação e Registro do Instituto Ecocultura e responsável pela execução do projeto junto à Secretaria de Estado da Cultura, “o registro dessas manifestações culturais, de cunho tradicional e de dimensão imaterial, é um quesito importante no processo de salvaguarda deste tipo de patrimônio”, e completa, “os recursos audiovisuais disponíveis hoje possibilitam isso com muito mais facilidade.”
Para a produção da série a equipe deve usar filmagens feitas durante os anos que vem acompanhando a Congada de Ilhabela. O curta Hoje é Nosso Dia!, primeiro da série, deve ser concluído até agosto de 2011 e, além de integrar o acervo da Associação dos Congueiros de Ilhabela, será exibido em espaços culturais e educativos em várias cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário