Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grupo de Jongo Mistura da Raça.

Jongo de São José dos Campos
é premiado pelo Ministério Cultu
ra

O Grupo de Jongo Mistura da Raça, de São José dos Campos, foi uma das iniciativas contempladas pelo Prêmio Culturas Populares 2009 - Mestra Dona Isabel, que nesta edição homenageia a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha, Dona Isabel Mendes da Cunha. O concurso, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, contemplou 195 representantes das culturas populares brasileiras, entre mestres e representantes de grupos/comunidades informais e formais, com investimentos de cerca de R$ 2 milhões. O resultado final foi publicado no Diário Oficial da União, na última quarta-feira, dia 03. No total foram 2.308 iniciativas concorrentes, reunindo representantes de todas as regiões do país.
Concorrendo com mais de 800 iniciativas, habilitadas na categoria grupos informais, o Grupo de Jongo Mistura da Raça ficou entre os 135 contemplados. Para se inscrever e concorrer ao prêmio, o Grupo contou com a assessoria doInstituto Ecocultura de Educação Patrimonial, ONG que desenvolve projetos voltados para a salvaguarda do patrimônio cultural no Vale do Paraíba. Os contemplados, além de serem reconhecidos em âmbito nacional, receberão o prêmio em dinheiro no valor de 10 mil reais para investirem na manutenção da iniciativa cultural.

Mistura da Raça – Reunindo, hoje, cerca de trinta integrantes - desde crianças até a Melhor Idade - o Grupo de Jongo surgiu da necessidade do Mestre Laudeni e de sua família em vivenciar a prática do Jongo, tradição que herdou de seu pai, Mestre Dorvalino de Souza. Para manter sua tradição familiar, Laudeni resolveu reunir em sua casa pessoas que tinham afinidades com essa expressão popular. Os encontros tornaram-se frequentes e, em 2003, a iniciativa cresceu para além do contexto familiar, envolvendo a comunidade local nas vivências e nas práticas dos saberes e fazeres jongueiros. Promovendo a revitalização desta expressão de cultura tradicional popular, o Grupo mostra que em São José dos Campos há manifestações culturais diversificadas - ao mesmo tempo vinculadas à tradição e em contato com a modernidade.

Para saber mais:

Mestre Laudeni –             (12) 3902-8049       /             (12) 9102-1092      
laudenidojongo@yahoo.com.br
www.cultura.gov.br
www.ecocultura.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário