Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Figureiros de São José convidam artista plástica a integrar
o projeto Santo de Casa – Tecnologias Populares


A partir de fevereiro, a artista plástica Luciana Melo expõe sua produção em argila no Ponto de Difusão – Figureiros de São José, somando às várias técnicas ali expostas, sua particularidade de unir o popular e o erudito. 
Com formação acadêmica em Belas Artes e uma vasta experiência em desenvolvimento de pesquisas e projetos na área cultural, Luciana teve seu primeiro contato com a argila ainda na infância, na cidade mineira de Belo Horizonte. A presença do barroco e do colonial em sua produção justifica-se por sua vivência nas paisagens mineiras de Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei. Em São José dos Campos, desde 1984, atua como arte-educadora no Espaço Cultural Vicentina Aranha.



Luciana Melo – Natural de Belo Horizonte (MG), mora em São José dos Campos (SP) desde 1984. Ainda criança, entre seis e sete anos, acompanhava uma pessoa que trabalhava em sua casa na tarefa de buscar água em uma entre as várias minas que existiam no bairro em que morava. Nas bordas dessas minas encontrava-se argila, fonte de várias brincadeiras. A que mais gostava era de criar formas: vasos, panelas, casinhas, bichos, presépios entre outras. Mais tarde, frequentando o curso de Belas Artes da Fundação Escola Guignard, em Belo Horizonte, aperfeiçoou-se em modelagem e escultura em argila. Trabalhou na Universidade Federal de Viçosa (MG) na divisão de Assessoria de Assuntos Culturais, exercendo as atividades de Coordenadora e Professora de História da Arte, Desenho, Pintura, Modelagem e Escultura em Argila, Cerâmica e Gravura. Na mesma universidade desenvolveu várias pesquisas e projetos abordando o universo da Cultura Popular, como o artesanato tradicional e outras expressões do Folclore brasileiro. Em sua produção observa-se a influência do barroco e do colonial mineiro, resultado de sua vivência nas cidades de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, de onde vem a inspiração para a produção de suas peças sacras. 

Um comentário:

  1. bom dia gostaria de ter aula de pintura com sra Luciana Mello
    como contata-la?
    obrigada
    cristina

    ResponderExcluir