O Ponto de Difusão Figureiros de São José faz parte do projeto “Santo de Casa – Tecnologias Populares”, e foi premiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC 13), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Conta também com o apoio do Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial.
Segundo Elaine da Costa Coelho, proponente do projeto e membro do Instituto Ecocultura, a iniciativa surgiu da necessidade de se estimular o escoamento da produção artesanal de cunho tradicional e, consequentemente, incentivar a continuidade e a reprodução do saber fazer. O projeto ainda está em fase de implantação e, nessa primeira fase, conta com a produção de D. Lili e família; Luiz Paulo Ragazini; Maria José Oliveira Rodrigues; Tina Lemos e Aurora do Carmo e Silva. Cada figureiro desenvolve uma técnica própria, utilizando ferramentas e materiais diversos, o que dá a sua produção uma característica peculiar.
Para 2011, o projeto prevê atividades como oficinas, visitas monitoradas e encontros. O Ponto de Difusão Figureiros de São José apresenta, até o dia 23 de dezembro, a exposição Presépios e seus encantos. As peças estarão à venda.'
Assessoria de Imprensa
Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial
http://www.ecocultura.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário